Urucuia Grande Sertão

Espetáculo inspirado na obra de Luís da Câmara Cascudo, com direção de Marcia do Valle e autoria de Eridiana Rosa e Luiz Fernando Pinto. Recebeu os prêmios de melhor espetáculo, melhor ator, melhor atriz coadjuvante, melhor iluminação e melhor direção do Festival de Teatro do Rio. Integrou a programação na Mostra Fringe, do Festival de Teatro de Curitiba, participou do Festival Sesc de Inverno, e do Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora. Circulou por diversos teatros através do Programa de Fomento da Prefeitura do Rio – Viva a Arte! no ano de 2014/2015, foi contemplado no Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, no ano de 2016, realizando apresentações e oficinas em quatro cidades do sertão mineiro. Participou ainda de apresentações em espaços públicos do Rio de Janeiro através dos editais Microprojetos Mais Cultura Território de Paz (MinC) e Fomento Cidade Olímpica (SMC).

Sinopse

Em um reino no sertão brasileiro, um rei viúvo e solitário, influenciado pelo avançar da idade e a vontade de ter netos, determina que seu fiel servo arrume um rapaz para desposar a jovem princesa. Após o anúncio, surgem muitos pretendentes vindo de diversos cantos do Brasil. Com isso, a majestade volta a nutrir um fio de esperança, apesar de toda a resistência da moça, que se julga a mais inteligente do império. Será que nesse reino existe um rapaz com tamanha honra e esperteza para casar com a bela princesa?

O texto busca, de forma sensível e poética, instigar a imaginação e o senso crítico do espectador, oferecendo diversas possibilidades, principalmente ao público infantil, de exercitar a criatividade.

Categorias

Ficha Técnica

Direção: Marcia do Valle
Direção musical: Raoni Costa
Texto: Eridiana Rosa e Luiz Fernando Pinto
Elenco:
Alex Teixeira
Anderson Primo
Ludimila Dangelis
Luiz Fernando Pinto
Michele Lima Pereira
Moisés Salazar
Pedro Yudi
Cenografia: Karine Drumond
Confecção dos bonecos: Michele Lima Pereira
Iluminação: Tamara Torres
Figurino: Camila Loren
Design gráfico: Rafaela Siquara
Fotografia: Fernanda Tomaz
Cordel A Princesa Adivinhona: Aderaldo Luciano
Assessoria de imprensa: Alex Teixeira
Realização: Peneira