Sarau do Escritório

O

Sarau do Escritório é um espetáculo de variedades que estreou em novembro de 2013, na Praça Luana Muniz, na Lapa. A intervenção possui como característica a combinação de linguagens e a proposta de utilização do espaço público como um local de criação e encontro de pessoas de diversos cantos do mundo. Do rap ao cordel, passando por apresentações de poesia, teatro, música, projeção visual, exposição, circo, performances e lançamento e libertação de livros, o Escritório já passou por cidades do sertão mineiro, Pernambuco, Bahia e Portugal.

Nesses anos de atividades, o Sarau do Escritório recebeu cerca de 1300 artistas em sua programação, e 30 mil espectadores, sem falar do palco aberto, onde o público é convidado a interagir com o espetáculo do começo ao fim.

Em comemoração ao aniversário do Escritório, a Peneira realizou o festival  Baile de Gala do Sarau do Escritório. O evento se caracterizou por ser um aglutinador de fazedores de cultura das mais diversas áreas da metrópole fluminense, tornando-se assim uma das maiores ocupações culturais da cidade.

No ano de 2014, o Baile de Gala do Sarau do Escritório surgiu promovendo uma maratona cultural gratuita com mais de 100 artistas no line-up, em oito horas de duração e quatro palcos. Já em 2015 o número de atrações subiu para 150, bem como em 2016, contando com participantes de diversas regiões do Brasil, em 12 horas de programação, distribuídas em quatro palcos montados na Praça Luana Muniz, atingindo cerca de 10 mil espectadores nessas três edições.

Além da poesia, que dá o tom da festa, a programação é recheada com apresentações musicais, projeção de filmes, circo, performances, intervenções, teatro, instalações, exposições, lançamento de livros, debates, oficinas, bazar de roupas, editorial de moda, libertação de livros, video mapping, palco aberto e um circuito gastronômico de comidas artesanais produzidas por coletivos que vendem seus artigos em eventos de rua.

Baile de Gala do Sarau do Escritório em números

Em três edições

  • 10.000 pessoas frequentaram o Baile de Gala do Sarau do Escritório.
  • 400 artistas de diversas linguagens fizeram parte da programação.
  • Mais de 100 artistas participaram do palco aberto.
  • Aproximadamente 30 horas de programação cultural.
  • Lançamento de mais de 30 livros.
  • Mais de 60 expositores venderam seus produtos no evento.
  • 50 exposições de artistas de vários estados do Brasil.

 

A partir de convites de centros culturais, museus, organizações e outras instituições, o Sarau do Escritório foi realizado em diversos espaços promovendo ocupações artísticas centradas na hibridização de linguagens artísticas, conexão entre pessoas e pesquisa curatorial e estética. Um exemplo foram as três edições da Colônia de Férias da Firma, projeto de verão na garagem do Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho do Flamengo, que contou com a participação de DJs, bandas, poetas, performers, instalações e exposições, além banho de piscina e uma ambientação interativa.

Categorias

Sarau do Escritório nas redes

Facebook
Instagram