Sorte ou Revés

O espetáculo ‘Sorte ou Revés’ inaugura o método Fabulações do Território, que junta artistas e moradores da Rua Joaquim Silva, e cruza narrativas da cidade com linguagens como performance, poesia e artes visuais. Para inaugurar o método, a Peneira elegeu a Rua Joaquim Silva – localizada entre os Arcos da Lapa e a extinta Praia Areias de Espanha, onde hoje está a Avenida Augusto Severo – como local de pesquisa, e por lá espalharam cartazes e faixas convidando os moradores a participarem de um processo artístico de três meses. O resultado é o espetáculo itinerante ‘Sorte ou Revés’, que tem o texto assinado pelos diretores Priscila Bittencourt, Alex Teixeira e Luiz Fernando Pinto.

Sinopse

‘Sorte ou Revés’ traz a tona questões relacionadas a micropolítica, quando um grupo de moradores da Rua Joaquim Silva se junta para realizar um bingo, e é surpreendido pela chegada de um pesquisador em busca de informações sobre a cantora Carmen Miranda, e o anúncio de um ciclone que se aproxima da cidade. Neste contexto, o público é convidado a jogar o bingo com os atores, enquanto são reveladas histórias sobre personagens da Lapa e suas riquezas. Passado e promessas de futuro se encontram entre as pedras cantadas.

Fotos: Victor Coutinho

Categorias

Ficha Técnica

Direção e Texto: Priscila Bittencourt, Alex Teixeira e Luiz Fernando Pinto
Dramaturgia: Priscila Bittencourt, Yassu Noguchi, Alex Teixeira, Luiz Fernando Pinto e Paulo Sérgio Kajal
Supervisão: Hugo Cruz
Direção Musical: Mauricio Maia
Músicos: Calebi Benedito, Fernando Katulo, Jon Pires e Mauricio Maia
Direção de Movimento e Preparação Corporal: Kamilla Neves
Preparação Vocal: Ledjane Motta
Cenografia: Domitila Almenteiro
Iluminação: Jon Tomaz
Figurino Camila Loren
Mapping e Videoinstalação: Flávia Moretz, Handerson Oliveira e Priscila Bittencourt
Elenco: Amanda Corrêa,Cristina Telles, Domitila Almenteiro, Júlia Cabo, Michele Lima Pereira, Waleska Adami, Yassu Noguchi, Alex Teixeira, Calebi Benedito, Luís Cláudio Arcos, Marcus Ferreira, Paulo Sérgio Kajal, Pedro Uchoa, Tiago Nascimento e Victor Santana
Fotografia: Victor Coutinho
Design: Fabiano Pires
Pesquisa: Priscila Bittencourt, Alex Teixeira e Luiz Fernando Pinto
Produção: Talita Magar
Realização: Peneira