Fabulações do Território

O Fabulações do Território é um processo artístico que conecta diferentes linguagens, como: poesia, cinema, teatro e música, com referências etnográficas, do Cinema Verdade, Teatro de Vizinhos e Cinema Expandido, onde moradores e artistas ficcionam a partir das memórias e do cotidiano de determinada comunidade, e geram uma obra artística em que todos os envolvidos são protagonistas da criação.

O objetivo do projeto é construir um ambiente cocriativo onde moradores que não necessariamente tenham tido experiências artísticas anteriores se juntem a criativos de áreas distintas, como atores, músicos, cineastas, arquitetos, historiadores, poetas e Vjs, e trabalhem num processo artístico-comunitário através da hibridização de linguagens e de procedimentos de atuação em coletivo, tudo isso a partir da ficcionalização das memórias do território. Na execução do projeto há um direcionamento para a geração de documentos (textos, entrevistas e imagens) com base na memória desta localidade. Os participantes passam por uma série de estímulos visando a construção de uma obra artística que será exibida no próprio território.

A atuação se inicia através de uma pesquisa iconográfica e histórica sobre a região e a combinação de estratégias de diálogo e articulação com o território local. Em campo, identificamos e documentamos narrativas, personagens e elementos característicos do imaginário popular coletivo. 

Na segunda etapa, o Fabulações do Território é formado por uma série de encontros de experimentação e oficinas com artistas convidados, moradores de diferentes faixas etárias e pessoas que possuem algum tipo de relação com a região. A proposta é provocá-los artisticamente para que possam fabular sobre o real através de linguagens como a poesia, cinema, teatro e música, para então ficcionar sobre as memórias e o cotidiano, gerando assim uma percepção mais ampla sobre o território e revelando novas narrativas e possibilidades de atuação. 

Os participantes têm a oportunidade de atuar desde o princípio, com conscientização corporal, pesquisa de campo, técnicas de atuação e construção de roteiro. Todo o procedimento é conectado por uma dramaturgia que abre espaço para a ressignificação da paisagem urbana como possibilidade ficcional, mística e fantástica.

O projeto Fabulações do Território teve a sua primeira edição entre nov/2018 e fev/2019, tendo a Rua Joaquim Silva, na Lapa, como local de pesquisa. O resultado, neste caso, foi a peça multilinguagem Sorte ou Revés, que contou com a participação de cerca de 50 colaboradores, entre moradores e artistas convidados, e ficou em cartaz na própria rua, atraindo diversos tipos de público e promovendo uma articulação de base comunitária que envolveu espaços culturais, comércios, agentes locais, moradores e sindicatos.

 

Categorias