Aos Peneiras
Eu conheci o Luiz Fernando Pinto e o Alex Teixeira em 2010, no projeto Apalpe – a palavra da periferia, do diretor Marcus Faustini.
Depois de estarmos juntos como colegas em aula, eu procurei o Luiz oferecendo aulas de teatro pra jovens interessados da Zona Oeste.
Daí veio o convite pra eu dirigir Urucuia Grande Sertão, texto dele e da Eridiana Rosa, inspirado em conto do professor, jornalista, escritor, folclorista, o grande Luis da Câmara Cascudo.
Entre 2012 e 2016, guiados por Cascudo, fomos muito felizes no Teatro, com temporadas, festivais, viagens… ahhhh tempo bom!!
Me orgulho muito desse trabalho! Aprendemos e estudamos muito e sem modéstia a peça encanta! Ganhamos alguns prêmios e tudo!
Na sequência, Luiz ampliou a pesquisa Cascudiana, viajou, fez entrevistas, contatos com os Cascudos da família do autor, em Natal. E Luiz, se atreveu a escrever sobre a vida do antropólogo-artista, comigo mais uma vez na direção. Fizemos O Provinciano Incurável, investida bonita do Luiz Fernando como autor, a peça ficou linda! A luz, a música, os figurinos… o tapete redondo, contando a história do Bom Cascudo como um mapa de andanças, era nosso cenário.
Contamos, em ambos os espetáculos, com uma ficha técnica de primeira grandeza (vejam os nomes no site da Peneira) parceiros novos e de muitos anos no fazer teatral, que vieram abrilhantar cada peça.
Fui e sou muito feliz de constar no meu currículo técnico e na minha vida afetiva, esse encontro com a Peneira e seus convidados, em cada montagem.
Há 10 anos começava uma parceria e carreira de êxito e muita dedicação e luta (porque sem luta não há vitória e a conquista não tem o mesmo sabor), do grupo Peneira, encabeçado por esses dois Artistas, hoje uma rede de profissionais e muitos parceiros. Desses 10 anos, eu participei ativamente durante 5, mais ou menos. Uma alegria assistir essa caminhada e ter meu nome nos projetos de Teatro que abriram essa trajetória de muito trabalho e amor ao oficio.
Somos gente de Tetro! É isso que nos move, reúne, atiça, afina, fortalece, apaixona, nos faz acreditar em possibilidades, oportunidades, justiça. Nos faz acreditar e guiar o sonho, com fé e muita coragem!
Parabéns Peneira pela década! E obrigada por me manter próxima e atualizada do fazer e da criação de vocês. Viva o Teatro! Viva a Cultura Brasileira! Viva a Arte!
Evoé! Axé! Emano daqui vibração de amor e muita garra, pra que nada apague o farol de vocês.
Com carinho,
Marcia do Valle
(Junho.2020.pandemia.covid19.isolamento)
o sol há de brilhar mais uma vez…do mal será queimada a semente e o amor será eterno novamente… é o juízo final, a história do bem e do mal, quero ter olhos pra ver a maldade desaparecer… o sooool! – Nelson Cavaquinho
Marcia do Valle é atriz, diretora e produtora com mais de trinta anos de carreira. Na Peneira dirigiu os espetáculos Urucuia Grande Sertão e O Provinciano Incurável, ambos sobre Luís da Câmara Cascudo.