Poemas Para Viagem
A intervenção consiste na escrita de poemas autorais para o público, desenvolvidas na hora. A ação é realizada por no mínimo dois poetas da região metropolitana do Rio de Janeiro, que integram a cena de saraus e slams poetry fluminense, no qual estarão posicionados, durante 60 minutos em um ponto específico do território ou espaço definido previamente. Os poetas escrevem poemas na hora para o público passante.
A ação lúdico-poética funciona da seguinte maneira: você (o público) escolhe uma pessoa amada, compartilha as características dela para a(o) poeta e aguarda alguns minutos até ficar pronto o poema para viagem.
Compondo um ambiente atrativo, o cenário da intervenção é constituído por uma mesa, duas cadeiras (uma para o poeta e outra para o público), um banner com as regras e informações sobre a intervenção e livros para que o público possa folhear enquanto aguarda a elaboração do poema. No ponto poético, um produtor local fica responsável pela montagem do cenário e também em sanar possíveis dúvidas e auxiliar o público.
Cabe destacar que o dispositivo criativo do “Poemas para viagem” vem sendo realizado pela Associação Cultural Peneira em diferentes contextos e ambientes, onde o retorno positivo do público é imediato e surpreendente. Além de presentear as pessoas com textos literários desenvolvidos na hora, a troca de experiências entre artista e público gera um rompimento das distâncias entre criador da obra e o destinatário. Ao contar as características da pessoa amada, o público transforma-se em uma espécie de co-autor do poema desenvolvido. Por fim, utilizando a #poemasparaaviagem é possível percebermos o caminho percorrido pelo poema, pois quem foi presenteado, é estimulado a postar o poema nas redes sociais, criando assim outras conexões e desdobramentos.